sexta-feira, 6 de março de 2009

entrevista + surto McFly

Hi, quanto tempo o/ espero que não tenham desistido de nós.
Bom, queria agradecer aos comentários do post passado e dizer que estou trabalhando no próximo quiz. Quem não fez o da fiction Sábado à Noite, pode brincar clicando aqui.

Agora vamos ao que interessa.
Já estrevistei três autores de fictions [você pode conferir nas marcações ali ao lado] e hoje estou aqui com uma pessoa que tem um papel diferente no mundo das fanfics. Para quem não sabe, uma fic não precisa ser boa ou só escrita para ser publicada. Quando a autora decide que quer colocar sua "obra" no ar, ela precisa de uma mãozinha. Aí entra o trabalho das beta-readers. São elas que corrigem erros, que verificam a coerência da história e que lidam com todo o processo word-frontpage-e-mail-site. Ou seja, é um trabalho fundamental.
Por isso, hoje eu trago uma entrevista super legal com a Bia, beta-reader do site Fanfic addiction.



Ficha Técnica
Nome: Beatriz Coutinho Avanso
Idade: 15 anos
Blog/fotolog: /bbeeaattrriizz.blogspot.com
Dicas de fictions: Who is my lover?; It’s a secret; My Mother’s 15th Wedding; Ironic Lovers; It’s not always easy, but I’m here forever; Addicted; Everything For a Moment; Should I Be Shocked.
Músicas que inspiram: Down Goes Another One – McFLY; POV – McFLY; Look At The Sky – McFLY; Don’t Know Why – McFly; Nothing Lasts Forever – Maroon 5; Secret – Maroon 5.
Sua fic:
Os Melhores Presentes da Minha Vida

1. Como descobriu o mundo das fanfics?
Uma amiga apareceu na escola com a fiction “A Nova Cinderela” imprimida. Eu comecei a ler e gostei, e ela me mandou o site. De lá pra cá, venho acompanhando todos os dias.

2. Você escreve fics?
Já escrevi pra uma promoção (o link acima). Tenho umas quatro não finalizadas no meu computador. No momento estou escrevendo uma, que pretendo colocá-la no site em breve.

3. Por que você quis se tornar beta-reader?
Eu queria participar do site, e como lia muito e via erros, quis juntar o útil ao agradável.

4. É complicado lidar com script, fics, erros e autoras nervosas?
Isso depende muito. Os scripts, normalmente, sou eu quem faço – assim arcando com meus próprios erros. As fictions são mais pela história do que outra coisa; acontece de aparecer umas loucas, com um fim estranho, mas já que querem publicar, eu mando para o site. Com os erros, depois de um tempo você se acostuma a ver palavras sem acentos, texto sem formatação, emoticons no meio da fiction... É só substituir, respirar, contar até dez e continuar. As autoras costumam ser fofas comigo; são raras as que me dão trabalho. O principal problema é que elas são impacientes, e nos apressam com o serviço, sendo que temos um prazo para cumprir, e às vezes, pode acontecer de estourarmos. Algumas acham que nós só fazemos aquilo, não temos outras tarefas e compromissos.

5. Você deve ver coisas muito engraçadas, tanto em fics, quanto nos e-mails. Algo em destaque? Em algumas fictions as histórias são engraçadas – no caso de Ironic Lovers. Já nos e-mails o que mais ficou em destaque foi quando eu mandei um recado para as autoras avisando de algumas fictions que seriam enviadas, e duas autoras, que escrevem juntas, me mandaram uma história, que os personagens eram elas duas e eu, como resposta, me agradecendo.

6. Como você lida com seu tempo, já que beta várias fictions? [Quando eu digo várias, eu quero dizer váááárias mesmo!]
Antes eu tinha um tempo mais livre e ia pegando porque era época de férias. Agora com a escola fica um pouco mais complicado. Vou betando apenas quando posso, sendo normalmente uma vez por semana.

7. Você adota um esquema interessante, no estilo "quadro de avisos", mantendo suas autoras sempre atualizadas com o andamento da betagem das fics. De onde veio essa idéia?
A cobrança e a pressão por parte das autoras são grandes. Então, para elas saberem que eu tenho uma vida, além de ser beta, eu vou mandando semanalmente o que foi enviado e pedindo respostas. Acho que o vínculo entre beta-autora fica mais fácil se houver pelo menos uma simpatia entre as duas, e com isso elas entendem que eu não posso só betar e que às vezes não tenho tempo.

8. Vi que você é uma beta elogiada. As pessoas reconhecem o trabalho de uma beta-reader?
Algumas acham idiotice, outras querem entrar para o grupo. Algumas reconhecem e agradecem muito; as palavras de carinho que recebo são as maiores provas disso. Outras não tanto, porque se “revoltam” rapidamente. Acham que você é um robô: não pode errar nunca e a fiction tem de estar sempre perfeita e no prazo. Nem sempre é assim, porque, infelizmente, eu também erro e não vivo na frente de um computador.

9. Quer deixar algum recado?
Hm... Estou cogitando a idéia de deixar de ser beta em breve. Mas nada garantido. Sei que é um horror – até para mim, acredite! –, mas acho que não vou ter outra saída, infelizmente. Porém isso são só idéias... Enquanto isso, ficarei aqui por um tempinho ainda.

Por um tempão, se depender de nós. Obrigada, Bia, pela entrevista, estamos esperando pela sua fiction, quem sabe não a entrevistamos como autora, hein?


E gente, shows do McFly, é só nisso que todo mundo fala! Quem já garantiu o ingresso, parabéns, vai ser um sonho realizado. Quem não vai - como eu - ganhou um tempinho a mais para sonhar, mas eles voltam... eles sempre voltam xD
E vamos voltar logo também, com quiz, entrevista e uma surpresa xP
Até.

4 comentários:

  1. ae, primeira beta aqui *-* eu nunca precisei de uma beta, hehe. sempre o orkut e as comunidades 'livres' me ajudaram, hehe. até pq, sei lá, eu tenho veergonha, de chegar e falar com alguem q eu nunca vi na vida pra fazer algo pra mim .__.
    ams relevemos.

    surpresa? AEEE, atóron *-*
    e tipo, pois é, mcfly aqui de novo, não aguento mais ver em td lugar dessa internet "eu vou" - não joga na cara né? IDOAISOIDAOIOS ams td bem. ELES VOLTAM (yn)

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAH, *-* que bonitinha :D
    GHOASHDIUAH
    ela recomendou a minha fiction \o/ *dança* qn
    nunca tinha visto esse blog, gostei bastante. '-'
    e bia, querida, não vá embora! ://

    ResponderExcluir
  3. AE AE AE IRONIC LOVERS FOI RECOMENDADA, MENCIONADA DUUUUUUUUUUUAS VEZES, SORRY BABY, TO FAMOSA SOS -n. Cara, atorei, E BEATRIZ COUTINHO AVANSO , SE VOCÊ OUSAR DEIXAR DE SER BETA, TE DESERDO. POR INTERNET, MAS O FAREI. FALO MESMO, UHUM! Não pode, poushan ;; anyway .-.


    Eu ainda nao garanti meu ingresso, como faço DD: ? Pior; nem sei se vou, e se eu for, vou de pista comum, o que nao será tão bom, mas, Deus sabe o que faz. Ou melhor, eu sei como gastar o meu dinheiro[?] OU NÃO NÉ HIHI [??]
    Tá chega, calei-me, juro;;

    TOMARA QUE ELES VOLTEM E, da proxima vez minha banda abre show. E tenho dito -t Q

    ResponderExcluir

O Fanfic I Like agradece sua visita!

Agora é hora de você se expressar! Manda ver!